FAQ - Perguntas frequentes sobre a conexão Rico

Criada por Fernanda Albuquerque, Modificado em Sex, 6 Out, 2023 na (o) 4:51 PM por Fernanda Albuquerque

Conecte sem dúvidas.
Confira as perguntas mais frequentes sobre a conexão Rico.


A conexão Rico é da modalidade por posição. Isso quer dizer que temos acesso apenas às informações relativas ao saldo e quantidade atual de ativos, ou seja, um retrato da data da importação. Por isso, análises que requerem o histórico de transações dos ativos, como rentabilidade, não consideram esses ativos. Mas não se preocupe, pois as análises de patrimônio continuam valendo para essa modalidade de conexão.


  1. Quais produtos posso importar via conexão Rico?
    Você pode importar produtos das classes de ativos renda fixa (CDB, LCI, LCA, etc.) e fundos (de renda fixa, ações).

    Caso possua Tesouro Direto, ações, fundos imobiliários, BDRs e ETFs na Rico, você consegue sincronizá-los via conexão B3.

  2. A conexão Rico importa ativos de renda variável?
    A conexão Rico importa renda fixa (CDB, LCI, LCA, etc.) e fundos (de renda fixa, ações).

    Para importar renda variável (ações, fundos imobiliários, BDRs e ETFs) e Tesouro Direto que possui na Rico, utilize a conexão B3. Veja como fazer aqui.

  3. Como posso fazer a conexão Rico?
    Você pode se conectar com a Rico pelo Kinvo App ou Web. Veja como realizar a conexão aqui.

  4. Quais dados da minha conta Rico serão solicitados ao fazer a conexão?
    Número da conta, senha e token.

  5. Como obter o token Rico?
    Para instruções e dúvidas sobre o token, sugerimos que acesse esta página da Rico.

  6. Posso importar todo o meu histórico de movimentações?
    A conexão Rico é na modalidade conexão por posição, isso quer dizer que o banco não fornece o extrato completo de um ativo, não sendo possível saber quando a primeira aplicação ocorreu nem quantos resgates ou reaplicações foram realizadas. Nas conexões por posição, temos acesso à data da importação, ao saldo e às características do ativo.

    Para saber mais sobre as conexões por posição, clique aqui.

  7. Após realizar a conexão, a atualização do meu saldo acontece de forma automática?
    A sincronização não é automática. A cada atualização, será necessário clicar no botão “Sincronizar” da conexão e será solicitado o token da Rico.

  8. Preciso inserir o token todas as vezes que atualizar a carteira via conexão Rico?
    Sim. O token é solicitado sempre que você clicar em “Sincronizar” para atualizar sua carteira.

  9. Como faço para editar os ativos importados via conexão Rico?
    A importação dos produtos da conexão Rico é do tipo “por posição”. Isso significa que importaremos apenas as posições dos produtos e que não serão importadas suas movimentações. Por conta disso, não será possível editar tais produtos (editar informações do produto e/ou inserir/excluir movimentações). A exclusão do produto é permitida.

  10. Possuo ativos da Rico cadastrados manualmente. O que acontece com eles após a conexão?
    A importação não mescla os produtos importados com os produtos já cadastrados manualmente no Kinvo. Após a conexão, sugerimos excluir os ativos cadastrados manualmente para evitar duplicidade.

  11. O que acontece quando removo a minha conexão Rico e faço a conexão novamente?
    Ao optar por excluir a sua conexão Rico, todos os produtos importados via conexão serão deletados. Se quiser ter os dados de volta no Kinvo, basta realizar a conexão novamente.

  12. Usuários Free também podem utilizar a conexão Rico?
    Sim. A conexão é uma funcionalidade disponível para o Kinvo Free e Premium.

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