Tudo sobre o mercado de ações e como acompanhá-las no Kinvo

Criada por Thalita Nascimento, Modificado em Thu, 09 Mar 2023 na (o) 08:25 PM por Thalita Nascimento

A ação é um dos investimentos que mais se popularizou nos últimos tempos, atingindo a marca de 2,8 milhão de usuários em julho de 2020 - durante a pandemia. Devido a isso, preparamos esse artigo para te explicar mais sobre esse universo e ensinar como cadastrar na nossa plataforma. Primeiro é preciso entender que ação é um tipo de investimento que deve estar em constante acompanhamento, ainda que seu foco seja o longo prazo. 


 

O que são ações

Também conhecidos como papéis, as ações são “parcelas” que compõem o capital social de uma empresa. Em termos formais, são unidades de títulos emitidas por sociedades anônimas. As ações negociadas na bolsa de valores, ou no mercado de balcão, são as ações emitidas por companhias abertas ou assemelhadas.


Uma instituição passa a ter ações quando deseja expandir o negócio e precisa buscar investimento para isso. Ela passa a ser considerada uma empresa de capital aberto, justamente por “abrir o capital” para a sociedade e assim obter recursos. Qualquer pessoa registrada na bolsa de valores pode comprar esse título e assim fazer parte do grupo de acionistas.

 

O acionista com grande capital investido em uma mesma empresa possui também grandes responsabilidades, mais direitos e deveres envolvidos.


Como comprar

Graças à tecnologia, comprar ações é um processo simples, e não é necessário ter milhões na conta para isso. Ter clareza dos seus objetivos financeiros é o primeiro passo para decidir comprar uma ação. Depois disso bem definido, acesse sua conta na instituição financeira de sua preferência e solicite a quantidade exata da ação que deseja comprar. Se ainda não tem conta em uma instituição financeira, será necessário criar.

 

Existem duas possibilidades: comprar através do mercado padrão ou no mercado fracionário. A única diferença é a quantidade de ações que é negociada. No mercado padrão existe lotes definidos pelas empresas que podem ser de 10, 100, 1000 ou mais ações, enquanto no mercado fracionário as ações são negociadas unitariamente (2, 47, 99). Essa diferença é irrelevante para o Kinvo. Por isso, as ações são cadastradas apenas pelo lote padrão, pois não há diferença na cotação.


O Kinvo é tão completo e prático para sua vida financeira que é possível visualizar seus ativos por classe e nas ações não é diferente. Você consegue ver qual a porcentagem que cada ação ocupa na sua carteira e assim ver o quanto precisa equilibrá-la nos próximos investimentos. 

 Por dentro do Kinvo - Classe de ações

 

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo