FAQ - Perguntas frequentes sobre a conexão B3

Criada por Fernanda Albuquerque, Modificado em Thu, 27 Jul 2023 na (o) 02:48 PM por Fernanda Albuquerque

Conecte sem dúvidas. 

Confira as perguntas mais frequentes sobre a conexão B3.


PRODUTOS IMPORTADOS


1. Quais produtos poderão ser importados através da Conexão B3?

Você pode importar produtos das classes de ativos Tesouro Direto, fundo imobiliário, ação, BDR e ETF de todos os bancos e corretoras.

Obs: Caso você tenha investimentos das classes de ativos acima no BTG, utilize a conexão BTG.



2. Qual o período disponível dos dados na Conexão B3?

A B3 disponibiliza dados de movimentações dos ativos a partir de novembro de 2019.

Por conta dessa limitação, alguns usuários não tinham todos os produtos importados ou ficavam com saldo divergente no Kinvo. Pensando nisso, em fevereiro de 2023 fizemos uma melhoria na conexão que permite a correção dessas inconsistência. Veja abaixo se você precisa realizar a correção:

 

❌ Não precisam realizar a correção da carteira:
- Usuários que não apresentam inconsistências da conexão B3 na carteira
- Os usuários que realizaram a conexão B3 após fevereiro de 2023



✅ Precisam realizar a correção da carteira:
- Usuários com conexão B3 feita antes de fevereiro de 2023 e que tenha produtos não importados, saldo incorreto na conexão B3 ou erros na transferência de custódia


Como corrigir a carteira:


Para corrigir a carteira, basta excluir a conexão B3 atual e criar uma nova.

Com isso, todos os produtos que estavam na carteira do usuário em 1º de novembro de 2019 terão o saldo em quantidade lançado no Kinvo como uma aplicação, no valor de mercado desse dia. Essa aplicação será editável, permitindo a correção manual do preço pelo usuário, que pode substituir pelo custo médio da aquisição dos produtos acumulados até essa data.


Se você utilizou o histórico do CEI para movimentos anteriores a novembro de 2019 e suas posições foram sincronizadas corretamente, não é necessário fazer esse procedimento, mantendo a conexão atual. Caso tenha tido problemas, é preciso excluir a conexão B3 e criá-la novamente.



3. Os eventos também serão importados da Conexão B3?

Eventos como desdobramentos, grupamentos, bonificações e proventos não serão importados via conexão por causa da qualidade dos dados recebidos da B3. Porém, através do sistema do Kinvo, conseguimos identificar se no datacom dos eventos o investidor tem posição e computamos na sua carteira quando devido.


Obs: mesmo que a bonificação tenha custo, no Kinvo ela é registrada sempre sem custos, o que pode distorcer o preço médio.



4. Posso escolher apenas alguns ativos para importar na conexão?

Não. No momento da importação não é possível selecionar apenas um ativo específico. A conexão trará todos os ativos vinculados. Após a importação, você pode excluir os ativos que não deseja manter na sua carteira.




PRODUTOS IMPORTADOS


5. Como faço a conexão com a B3?

Você pode se conectar com a B3 pelo Kinvo App ou Web. Veja como realizar a conexão aqui.



6. Quais dados serão solicitados ao fazer a conexão com a B3?

Seu CPF e sua sua senha de acesso à Área Logada do Investidor na B3

Não sabe sua senha da B3? Veja aqui como recuperar o acesso.



7. Tenho conta no BTG. Como funcionará a sincronização via B3?

Você utilizará a conexão BTG para importar todos os ativos que possui no BTG. Se possuir ativos de ações, ETF, BDR, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto em outras instituições, você importará esses ativos com a Conexão B3.



8. A Conexão B3 está disponível para usuários free?

Sim. A Conexão B3 é disponibilizada para todos os usuários da plataforma.


É importante levar em conta que os usuários Premium conseguem importar e visualizar todos os ativos disponíveis na Conexão B3. Já os usuários Free, importam todos os ativos disponíveis na conexão B3, mas só visualizam as informações dos 10 ativos mais antigos. Veja mais sobre a limitação dos ativos no Free aqui.



9. Posso conectar a minha conta B3 a mais de uma conta Kinvo?

Um CPF poderá criar apenas uma conexão com a B3 em apenas uma conta Kinvo.



10. Quantas contas B3 posso conectar ao Kinvo?

Será possível ter, no máximo, 5 (cinco) contas da B3, de diferentes CPFs, conectadas na mesma conta Kinvo.



11. Como fazer para alterar o CPF de uma conexão já realizada?

Para alterar o CPF, será necessário excluir a conexão e realizar uma nova conexão inserindo o CPF desejado.




SINCRONIZAÇÃO


12. Após realizar a conexão, a atualização do meu saldo e movimentações acontece de forma automática?

A sincronização não é automática. A cada atualização, será necessário clicar no botão “Sincronizar” da conexão.



13. Com a conexão B3, realizei a distribuição de ativos em mais de uma carteira. Alguns ativos apresentaram inconsistências. Como devo proceder?

Será necessário refazer a conexão em uma das carteiras e distribuir os ativos atualizados nas demais carteiras da sua conta. 


⚠️ Ao refazer a conexão, as movimentações cadastradas manualmente nos ativos importados serão perdidas.




EDIÇÃO


14. Como faço para editar os ativos importados via Conexão B3?

Após a importação dos dados, será possível editar, inserir ou excluir movimentações nos ativos. Essas alterações não se perdem com as novas atualizações da conexão.

Veja como editar os ativos aqui.



15. O que acontece com os produtos que já foram resgatados?

Após a primeira importação dos ativos, você poderá de forma manual excluir ativos que não queira manter em sua carteira. Nas próximas atualizações, esses ativos não serão importados

Veja como excluir os ativos aqui.



16. Como ajustar o meu preço médio na plataforma? 

Os processos na web e no app são idênticos. Os ajustes realizados em um serão refletidos no outro. Lembrando que essa edição será permitida apenas para ativos com data 01/nov de 2019, sincronizados via conexão B3. 




EXCLUIR CONEXÃO


17. Posso remover a conexão a qualquer momento?

Sim. Ao optar por excluir a sua conexão B3, todos os produtos importados via conexão serão deletados. Se quiser ter os dados de volta no Kinvo, basta realizar a conexão novamente.

Veja aqui como excluir uma conexão.




ALUGUEL DE AÇÕES


18. Tenho ações alugadas. Como devo proceder?

Os produtos com aluguel de ações são sincronizados, mas as operações de aluguel são ignoradas pela conexão e não não interferem no saldo final dos produtos e não constam no extrato. 


Caso deseje registrar no Kinvo as operações de aluguel de ações, é possível cadastrar manualmente uma movimentação de rendimento no ativo.


Veja aqui como cadastrar manualmente uma movimentação


É importante lembrar que dependendo do dia e horário da movimentação do aluguel da ação, a corretora pode mostrar os valores com uma data de fechamento e o Kinvo com outra.




ALUGUEL DE AÇÕES


19. Por que mudou a conexão com o CEI? Quais os benefícios da nova conexão B3?

Com o aumento da demanda por informações dos investimentos na Bolsa e a necessidade de garantir a qualidade e segurança dos dados dos investidores, a B3 decidiu retirar do ar o site do CEI e disponibilizar um novo portal (novembro de 2021) e um novo serviço de dados (março de 2022) para os consolidadores de investimentos como o Kinvo. Os principais benefícios da nova conexão são:

  • Maior segurança na troca de dados entre B3 e Kinvo, protegendo os investidores;

  • Maior histórico de dados. O serviço antigo permitia visualizar um histórico de apenas 18 meses. O atual permite visualizar todo o histórico desde novembro de 2019;

  • Os novos dados permitem identificar operações como identifica transferências de custódia entre corretoras, subscrições e demais movimentações;

  • A nova conexão inclui também os dados de Tesouro Direto.



20. Na minha antiga conexão B3, optei em trazer o histórico do CEI. Precisei refazer a conexão B3 para corrigir inconsistências, o histórico do CEI será mantido? 

A B3, a bolsa de valores brasileira, descontinuou o CEI. Portanto, tudo que envolve o CEI não estará mais disponível para nenhum investidor. O histórico anterior a novembro de 2019 será ignorado e todas as posições de 01/11/2019 serão lançadas como aplicações nessa data.



21. Consigo importar o meu histórico do CEI para o Kinvo de alguma forma?

Não. O CEI foi descontinuado pela B3, bolsa de valores do Brasil.



22. Tenho uma conexão antiga com o CEI e gostaria de excluir, mas não consigo. O que devo fazer?

Caso não consiga excluir a sua conexão com o CEI, é necessário encaminhar uma solicitação para o nosso atendimento solicitando a exclusão. Entre em contato por aqui.




TRANSFERÊNCIA DE CUSTÓDIA


23. Como funciona a transferência de custódia na Conexão B3?

Atualmente, os dados vindos da B3 não tem detalhes suficientes para identificar as transferências de custódia corretamente.


Por isso, na conexão B3, os casos de tranferência de custódia são tratados como Resgate/Aplicação, infelizmente perdendo o histórico e sem o ajuste do preço médio de compra dos ativos, ficando com o preço da cotação do dia da transferência.


Para corrigir o histórico dentro do Kinvo, é necessário editar o preço médio manualmente.


A nossa equipe está constantemente buscando melhorias nas conexões e esperamos que logo em breve tenhamos novidades à respeito da transferência de custódia. 




SUBSCRIÇÃO


24. Como funciona a subscrição de ações na Conexão B3?

Devido à natureza particular das operações de Subscrição e suas peculiaridades no mercado financeiro, a integração da B3 com o Kinvo ainda não suporta a análise detalhada dessas transações. 


A nossa equipe está constantemente buscando melhorar e ampliar as funcionalidades da plataforma, incluindo a possibilidade de análise de diferentes tipos de operações no futuro. Enquanto isso, é importante que você esteja ciente dessa limitação e acompanhe suas operações de Subscrição de forma manual, se necessário. Caso tenha dúvidas ou precise de auxílio na interpretação dessas operações, nossa equipe de suporte está disponível para ajudá-lo.


Saiba mais sobre subscrição de ações nesse artigo.




INCORPORAÇÃO, FUSÃO E MUDANÇA DE TICKER


25. Como funciona a incorporação, fusão e mudança de ticker na conexão B3?

Assim como a transferência de custódia, os processos de fusão, incorporação e mudança de ticker dos ativos da conexão B3 não estão sendo consolidados nas carteiras pela maneira como os dados são disponibilizados pela bolsa de valores. 

Fusões, incorporações ou mudanças de ticker precisam ser registradas no Kinvo manualmente.




SWING TRADE E DAY TRADE


26. Como funcionam as movimentações de swing trade e day trade na conexão?

Como a B3 só fornece com precisão dados após a liquidação, nossa plataforma não consegue fazer o acompanhamento em tempo real das operações de curto prazo no mercado de capitais.




OUTROS


27. Quais outros tipos de movimentações a B3 ainda não disponibiliza para os parceiros?

Atualmente, a B3 ainda não fornece dados suficientes para a conexão abarcar os processos de IPO's, Incorporações e Mudanças de razão social.



28. Data Com vs Data de liquidação

Atualmente, a B3 não nos fornece dados referentes a Data Com dos ativos. Por isso, a nossa conexão B3 importa os dados a partir da data de liquidação, ou seja, usamos no Kinvo somente a data de liquidação para exibir os ativos em carteira. 


Estamos trabalhando para que em próximas atualizações seja possível integrar a conexão B3 com a data de compra, evitando impacto nos proventos. 


Lançamos recentemente a possibilidade de alteração dos dados dos ativos provenientes da B3 que recebem as datas de liquidação. Esse mecanismo acaba interferindo nos proventos lançados por usuários que operam próximo a data com do ativo. Nesse caso, você pode pegar um ativo que não recebeu determinado provento por causa data de liquidação e alterar manualmente a data cadastrada para a data de compra, permitindo assim o lançamento do provento.






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